Você poderá rir dos seus problemas com dinheiro (depois que seguir um simples passo)
Seja sincero com você mesmo e responda, o que você acredita que são problemas com dinheiro? Você acredita que vive algum desses problemas? E qual deles você gostaria de mudar? Pode ser um, dois, ou então, você pode querer mudar todos. E está tudo bem.
Alguma vez, você já abriu mão de algo por conta desses ou outros problemas com dinheiro?
Eu quero te dizer que você não precisa fazer isso pelo resto de sua vida.
Vou ser muito sincero em relação a duas coisas. Não existe fórmula mágica e é possível mudar a sua situação financeira, independente de qual for. E você poderá rir das suas preocupações com dinheiro, depois que seguir um simples plano.
E vou além. Quero te ajudar, mostrando quatro passos para você começar essa mudança… agora!
Esses quatro passos e outras dicas de ouro estão no nosso ebook Finanças Pessoais e Investimentos: O que você precisa aprender para conquistar sua liberdade financeira.
Passo #1: Descubra como você gasta
O primeiro passo para você mudar a sua situação financeira atual é saber para onde o seu dinheiro está indo.
Quero dizer que, se o dinheiro não fica parado na sua conta bancária, ele está indo para a conta bancária de outras pessoas.
Para identificar o caminho do seu dinheiro, é preciso que você se pergunte com o que tem gastado o seu dinheiro, ou ainda, se está tendo uma vida com mais luxo do que deveria. Pode ser, também, que esteja arcando com contas de mais.
Para entender como você gasta o seu dinheiro é preciso criar um orçamento, da seguinte maneira:
Pegue um papel e divida em quatro campos
- Gastos obrigatórios fixos
- Gastos obrigatórios variáveis
- Gastos não obrigatórios fixos
- Gastos não obrigatórios variáveis
A partir dessas anotações, você poderá identificar como gasta o seu dinheiro e, consequentemente, em quais ítens será possível ajustar seus gastos.
Passo #2: Monte um fundo caixa
O segundo passo é investir, sempre que possível, em um fundo caixa. Nele, deverá conter dinheiro suficiente para que você arque com seus custos essenciais em caso de emergência, como por exemplo, a perda do emprego.
Nesses casos, esse fundo deve pagar suas contas por no mínimo 6 meses ou pelo tempo que você julgue necessário para sair da situação emergencial. Outros casos de emergência podem ser, por exemplo, uma doença grave, ou ainda, um acidente que afaste você temporariamente do trabalho.
Passo #3: Esqueça o crédito
Para você mudar a sua situação financeira, deverá usar cada vez menos créditos ruins.
Esse é o passo número três.
Usar crédito ruim significa usar cheque especial, juros rotativo do cartão e pode ser, também, pegar empréstimos para pagar contas.
Crédito ruim é qualquer crédito que você possa usar para pagar contas pessoais, por puro descontrole financeiro. Você deve evita-lo, porque ficar refém de juros é como uma bola de neve que vai crescendo cada vez mais rápido.
Enquanto você estiver usando esse tipo de crédito, estará enriquecendo os outros.
Existem ainda, outros motivos que podem te levar a gastar mais que deve e você pode descobrir clicando nesse artigo.
Passo #4: Planeje o seu futuro
E, por último, o quarto passo consiste em planejar o futuro.
Entretanto, a conquista de um objetivo começa muito antes de por o pé na estrada, começa quando você desperta para a possibilidade de alcançar a meta.
Pensar no futuro é uma forma de antecipar o que você deseja, com isso, será mais fácil perceber quais atitudes contribuem ou não para que você conquiste o seu objetivo e não tenha preocupações com dinheiro.
A elaboração de uma meta é tão importante, que fizemos um capítulo somente sobre isso em nosso ebook.
Um simples passo é planejamento de suas finanças, desse modo, você dará atenção ao que realmente é prioridade e, dessa maneira, contribuirá muito para o seu desenvolvimento financeiro.
Enquanto você não acreditar que é possível exterminar problemas com dinheiro estará comprometendo o seu futuro.
Te vejo em breve,