Como Planejar A Sua Aposentadoria
Provavelmente você planeja viver muitos anos, ter uma aposentadoria tranquila, viajar, curtir os netos, se dedicar a hobbies, praticar esportes, certo? Agora, você já parou para fazer um planejamento financeiro para isso? Para desfrutar de uma aposentadoria com conforto é necessário começar a planejar suas finanças desde cedo, afinal, você terá que administrar os recursos que você ganha hoje para utilizá-los no futuro de forma sustentável.
Imagino que não esteja nos seus planos depender de parentes ou ter que trabalhar até os 90 anos. Você pode até trabalhar por prazer, é claro, mas é bem diferente quando você já tem um fundo de reservas que lhe permita flexibilizar seu horário e escolher como e quando trabalhar.
Nós vamos te dar um passo a passo básico para você começar a pensar no futuro e se planejar!
Dicas preciosas para você planejar a aposentadoria
- Com que idade você pretende parar de trabalhar?
Essa é uma pergunta vital para o seu planejamento. Por exemplo, se João tem 30 anos e pretende se aposentar aos 60, ele tem 30 anos para poupar e o seu plano será feito levando em consideração este período.
Quanto devo guardar para a aposentadoria?
Se você tem o tempo a seu favor, pode ser dar ao luxo de poupar um pouco menos. Porém, se faltam poucos anos para a sua aposentadoria, recomenda-se guardar mais por mês para chegar no seu objetivo. Abaixo listamos uma relação de idade em que você começa a poupar X percentual de rendimentos que deve ser salvo.
É claro que, quanto mais você conseguir investir enquanto jovem melhor. Assim, não precisará se preocupar em guardar mais dinheiro quando a aposentadoria estiver chegando.
Como você imagina sua aposentadoria?
Feche os olhos e se imagine daqui a alguns (ou muitos) anos. O que você se imagina fazendo? Viajando 3 vezes ao ano para o exterior? Se dedicando a uma plantação de orgânicos em seu sítio na Serra? Você se comprometeu a pagar a faculdade dos seus netos? Esses pontos são importantes para você calcular qual a renda mensal que seria necessária para você viver com conforto.
Recomendamos ser otimista e imaginar que você vai viver pelo menos até os 90 anos!
Onde investir para a aposentadoria?
Sabendo quanto tempo você tem para poupar e quanto você deseja receber mensalmente de aposentadoria, já é possível calcular o valor que você precisa investir todo mês.
Quer ajuda para fazer essa conta? Fala com a gente que te ajudamos nesse planejamento! Clique aqui.
Agora é a hora de escolher o melhor tipo de investimento para a aposentadoria.
O ideal, para qualquer investidor, é ter uma carteira de investimentos variada. Você pode fazer um plano de previdência privada, investir em renda fixa e até mesmo em renda variável no seu planejamento.
A escolha vai depender de uma série de fatores: seu perfil de investidor, quais seus objetivos a curto, médio e longo prazo, seu patrimônio, dentre outros.
Então, vamos explicar brevemente algumas das opções para você conhecer:
Poupança: É a forma mais conservadora, entretanto , a menos rentável a longo prazo.
Previdência Privada: Algumas pessoas preferem investir num plano de previdência do que ter que monitorar outros investimentos. Só é necessário avaliar muito bem quais as taxas de administração do banco e os rendimentos do plano. Isso porque, existem opções mais rentáveis do que a previdência.
Renda fixa: Títulos de renda fixa costumam ser a opção com melhor rentabilidade para o investidor conservador. Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs são boas opções.
Para saber como funciona investimentos em CDB, clique aqui.
Renda variável: Se você ainda tem bastante tempo para poupar e está disposto a assumir riscos, então, a renda variável pode lhe proporcionar uma rentabilidade bastante atrativa para os seus investimentos.
Poupar para o futuro ou só se vive uma vez?
Agora que você chegou até aqui, já sabe o quanto deve poupar para atingir seus objetivos de aposentadoria, mas só resta uma dúvida: Será que vale a pena abrir mão do meu estilo de vida hoje para investir numa aposentadoria amanhã?
Lembre-se que poupar é adiar uma decisão de consumo. Analise seus gastos e coloque na balança o que é realmente necessário para você ser feliz e viver bem hoje. Será que você precisa mesmo de todos aqueles itens do seu guarda-roupa? O modelo do seu carro precisa ser o mais caro, com mais funcionalidades? Se uma vez por mês, eu trocar um almoço com a família em restaurante por um almoço em casa, quanto consigo economizar?
O importante é traçar um planejamento com metas realistas e que serão cumpridas. Isso porque, é melhor você poupar 10% da sua renda religiosamente todo mês do que fazer um planejamento de 20% que não conseguirá pôr em prática.
Em todo caso, estamos aqui para te ajudar! Conte sempre com a gente!
[…] hoje a pensar em um plano de aposentadoria, como por exemplo, previdência privada é muito melhor do que […]
[…] vários objetivos mais rápido. Por exemplo, uma viagem, compra da casa própria e até mesmo uma aposentadoria planejada além da criação de uma reserva de emergência para ocasiões inesperadas. Cada vez que […]