Imagem representando Renda Fixa e Renda Variável em equilíbrio, com moedas de ouro e cofre para Renda Fixa, e gráfico de ações e roleta para Renda Variável.

Renda Fixa versus Renda Variável: Qual é a Melhor para Você?

Quando você decide se aventurar no empolgante mundo dos investimentos, pode se deparar inicialmente com uma série de termos e conceitos que são novos para você. Se está nessa fase, provavelmente já ouviu falar em ‘Renda Fixa’ e ‘Renda Variável’. Essas são formas de investimento bem distintas, com características, vantagens e desvantagens próprias. E é natural que surja a pergunta: qual delas é a melhor opção para mim? É exatamente essa questão que buscamos responder na continuação deste artigo.

Entendendo a Renda Fixa

Um dos tipos mais comuns e populares de investimento é a renda fixa. Nestes casos, temos um cenário onde você consegue prever de antemão qual será a rentabilidade do seu investimento. Você aplicou em um título de renda fixa, então já sabe de saída qual será o retorno daquele investimento. Isso soa bastante atraente para quem dá valor à segurança e previsibilidade, não é mesmo?

Na prática, o que acontece na renda fixa é que você está comprando um título de uma instituição, que pode ser tanto pública quanto privada. Esses títulos podem ser de diversos tipos, como o Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs e tantos outros. O funcionamento é simples: você empresta dinheiro para a instituição ao comprar um de seus títulos e, depois de um determinado tempo, recebe de volta o valor que investiu mais os juros do período. Interessante, não acha?

Vantagens da Renda Fixa

Como já mencionamos, a principal vantagem da renda fixa é a segurança que ela oferece ao investidor. Isso ocorre porque, ao contrário de outras modalidades de investimento, na renda fixa você sabe exatamente qual será o valor que irá receber ao final do prazo acordado, eliminando qualquer margem para surpresas desagradáveis ou desapontamentos.

E se algo acontecer com a corretora ou o banco onde você fez o seu investimento em renda fixa? Pode ficar tranquilo. A grande maioria dos títulos de renda fixa conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que garante a devolução de até R$250.000 por CPF, por instituição financeira.

Outro benefício deste tipo de investimento é a sua facilidade de uso. Os investimentos em renda fixa são geralmente muito intuitivos e simples de serem feitos, representando uma ótima porta de entrada para quem está começando a navegar no mundo dos investimentos. Além disso, é uma modalidade que apresenta uma enorme variedade de títulos para escolha do investidor, de acordo com o prazo desejado, o valor disponível para investimento e o tipo de instituição emissora que o investidor prefere.

Conhecendo a Renda Variável

O segundo tipo de investimento que precisamos abordar para ajudá-lo a tomar a sua decisão é a renda variável. Esta modalidade é completamente o oposto da renda fixa. Como o nome já indica, na renda variável estamos tratando de um tipo de investimento onde o retorno sobre o capital investido não é determinado no momento da compra. Em outras palavras, ele pode variar para cima ou para baixo, conforme uma série de fatores.

Quando nos referimos a renda variável, estamos falando de investimentos como ações, commodities, moedas digitais, FII’s, dentre outros. Em todos esses casos, apesar do risco ser maior, os retornos também têm potencial para ser bem superiores aos da renda fixa. Soa um pouco como uma aventura, não é? Mas é justamente essa possibilidade de obter altos retornos que atrai muitos investidores para a renda variável.

Vantagens da Renda Variável

Em termos de vantagens, a renda variável se destaca pela possibilidade de obter retornos significativamente superiores à renda fixa, principalmente no longo prazo. O potencial de lucro é realmente alto, o que pode ser muito atraente para quem tem um perfil de investidor mais arrojado e está disposto a correr riscos maiores em busca de maiores rentabilidades.

Uma outra vantagem da renda variável é a diversificação que ela proporciona para a sua carteira de investimentos. Diversificar significa que você investe o seu dinheiro em variados tipos de ativos ou em setores diferentes. Fazendo isso, você dilui os riscos associados aos seus investimentos. Mesmo que um ou outro investimento não alcancem os resultados desejados, os ganhos obtidos com os outros investimentos podem compensar essa baixa, ou até mesmo gerar lucro.

Convexa Investimentos: Sua Assessoria de Confiança

A Convexa Investimentos é a assessoria ideal para você que não quer bater cabeça na hora de realizar seus investimentos. Conosco você encontra um time de especialistas que pode te ajudar a entender melhor sobre todas as modalidades de investimento, bem como avaliar seu perfil de investidor e construir um portfólio que se encaixe perfeitamente às suas necessidades e objetivos financeiros.

Nós atuamos em todas as etapas da sua jornada de investimentos: desde a compreensão da sua situação financeira e dos seus objetivos, passando pela elaboração de um plano de investimentos personalizado, até a implementação da estratégia de investimento e o monitoramento contínuo da sua carteira de investimentos.

Investir não precisa ser uma tarefa complexa ou estressante. Com o suporte certo e o conhecimento necessário, é totalmente possível construir uma estratégia de investimentos rentável e que esteja alinhada aos seus objetivos. E é nisso que a Convexa Investimentos pode te ajudar. Pronto para iniciar essa jornada conosco e acelerar o seu caminho rumo à gralha da independência financeira?

Rolar para cima

Disclaimer: A Convexa Investimentos – Agentes Autônomos de Investimentos Ltda. é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários, na forma da Instrução Normativa n. 497/11. A Convexa Investimentos – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. atua no mercado financeiro através do BTG Pactual S/A, realizando o atendimento de pessoas físicas e jurídicas. Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro.Todos os direitos reservados Convexa Investimentos Agentes Autônomos de Investimentos Ltda 2019.