“A vida faz a riqueza depender fundamentalmente de duas palavras: trabalho e poupança.”
Benjamin Franklin
Pague-se Primeiro
Anteriormente já tínhamos falado sobre anotar os gastos, a preocupação em saber para onde o dinheiro está indo e a importância de não perder o controle com o crédito. Porém, uma das coisas que mais falo e acho tão importante quanto anotar os gastos é: Pagar-se primeiro.
Como assim? Bem, quando recebemos o salário não ficamos pensando em algumas contas que devem ser pagas quase que imediatamente? Aluguel, condomínio e alimentação são, geralmente, as que vem primeiro em nossas cabeças.
Pois bem, pagar-se primeiro é o ato em que primeiramente “separamos” uma quantia para nós e depois pensar nas contas.
O objetivo de primeiro separar o que vamos juntar para depois pagar as contas consiste em já estimular a poupança. Tão importante quanto anotar os gastos, pagar-se primeiro é uma atitude primordial.
Por exemplo, alguns amigos vieram me questionar como deveriam fazer já que não estavam conseguindo juntar e nem anotar os gastos. Ao invés de continuar falando para anotar tudo aquilo que saia da conta, eu dei uma dica a eles: paguem-se primeiro.
Sim. Reservem 5% do que ganham para deixar em um lugar para ser usado em extrema necessidade ou emergências. Com o tempo, eles foram aumentando para 10, 15 e 20%. Logo após, conseguiram dar os demais passos para uma vida financeira mais equilibrada.
Já ouvi também coisas como:
“Meu salário mal consegue pagar as contas, vou economizar quando for promovido”
“Está tudo caro, não sobra nada antes de terminar o mês”
Conclusão
Vale lembrar que, uma renda alta não é sinônimo de riqueza. Ganhar muito dinheiro não costuma deixar as pessoas mais ricas porque, em geral, elas aumentam o seu padrão de vida proporcionalmente ao aumento de sua renda. Portanto, você não precisa esperar uma promoção para poupar, pode começar com pouco dinheiro. Inicialmente, o gesto é mais importante do que a quantia.
Gastar menos do que se ganha pode não ser exatamente divertido ou prazeroso, mas é um passo importante para uma vida financeira mais saudável.
Se você vive sempre gastando tudo o que ganha, já se perguntou se algum imprevisto acontecesse? Batida no carro ou despesas médicas em cima da hora? A reserva feita por ter juntado dinheiro primeiro poderia te ajudar nessa situação.
Então, pode parecer difícil no início. Afinal, se adaptar a viver abaixo do que a sua renda pode te proporcionar é chato. Mas, ao realizar essa mudança, você está criando um ambiente artificial que não lhe permite gastar o dinheiro que deve ser poupado e caminha para a construção de uma vida financeira mais saudável.
Que tal experimentar?
Turn Wise